quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Projeto de Lei - "Prevenção ao Câncer de mama"

Esta é a Lei 2.305/10 que institui o
DIA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA criada pelo Vereador Silvan Escapini
e sancionada pelo Prefeito Municipal
no dia 19 de Outubro de 2010.

 
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer de mama é o segundo mais freqüente no mundo e o mais comum entre as mulheres. A cada ano, cerca de 22% dos casos novos de câncer em mulheres são de mama. Esta situação é alvo do movimento Outubro Rosa, iniciativa internacional voltada para estimular empresas, população e entidades a trabalhar na prevenção e tratamento da doença.
 
Outubro rosa - A ação se caracteriza simbolicamente pela adoção da cor rosa em prédios, monumentos, páginas de interner, entre outras, e tem como objetivo chamar atenção para esta grave doença que só no ano passado vitimou cerca de 49 mil mulheres no Brasil, conforme o Ministério da Saúde.
 
O Ministério também informa que o rastreamento mamográfico para mulheres de 50 a 69 anos é a estratégia recomendada para o controle da doença. As recomendações da pasta para detecção precoce e diagnóstico desse tipo de câncer são baseadas no Documento de Consenso para Controle do Câncer de Mama, documento publicado pelo MS em 2004.
 
Já o exame clínico da mama é o procedimento que deve ser realizado em todas as mulheres que procuram o serviço de saúde, independente da faixa etária. Para as mulheres de grupos populacionais considerados de risco elevado para câncer de mama (com história familiar de câncer de mama em parentes de primeiro grau), recomendam-se o exame clínico da mama e a mamografia, anualmente, a partir de 35 anos.

SILVAN ESCAPINI, o Vereador que cria LEIS para o povo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário